Água para o corpo é água para os cabelos! Entenda melhor neste conteúdo preparado pelo Coordenador Nacional de Educação da London Cosméticos, uma das marcas líderes em produtos para cabelos.
Nosso corpo é composto por 70% de água, e de 12% a 15% dela está em nosso cabelo, com a capacidade de armazenamento em porcentagem do seu próprio peso, portanto a água faz parte de nosso sobrevivência e saúde da pele e do cabelo.
No cabelo, a água é de grande importância para a qualidade e comportamento do mesmo. O cabelo pode ser considerado ” hidrofílico” (tem capacidade de absorver água), pois contem várias cavidades entre as cutículas onde as moléculas de água se alojam.
O cabelo não absorve água como pensam alguns e sim adsorve (o ato de recolher e reter algum líquido), por isso a capacidade de ganhar e perder água. As fibras do cabelo atraem as moléculas de água que se encontram no ar para manter um equilíbrio com a umidade ao redor, estas fibras são chamadas ” higroscópicas”.
Até mesmo um cabelo cuja aparência seja extremamente seca contém pelo menos uma umidade residual de uns 15% de seu peso. Esta porcentagem é considerada o mínimo de umidade normal de um cabelo que não tenha sido cosmeticamente alterado.
Quase todas as propriedades do cabelo são determinadas pelo seu comportamento higroscópico (nível de adsorção de água), incluindo a aparência, a maleabilidade e a capacidade de manter o estilo que tem. Dependendo da umidade relativa do ar o cabelo pode aumentar o seu diâmetro em até 16%.
Exemplos: quando enrolamos o cabelo com bobs e depois o secamos, ele se contrai e assume a forma do bobs. Isso porque o fio molhado aumentou o seu diâmetro com a umidade, desligando as pontes hidrogênicas nele existentes, e quando o secamos, religamos essas pontes, havendo uma contração do seu diâmetro normal, de tal modo que ele assume a forma a que foi submetido.
Sabemos que o cabelo seco é mais resistente ao calor e não é afetado por temperaturas de mais de 200ºc, já o cabelo molhado sofre danos quando exposto a temperaturas de 140ºc.
E muito importante que saibamos que o cabelo é uma proteção para a pele do couro cabeludo, e por isso necessita de muitos cuidados, afim de evitar vários tipos doenças, como por exemplo o câncer de pele. Cabelos que passam por processos químicos, na maioria das vezes, estão desprotegidos, devido à não devolução de matérias naturais que ele perde nesses processos.
Para que possamos ter um cabelo com um processo químico e saudável, é muito importante que, após qualquer processo deletério, devolvamos aos cabelos tudo que ele perdeu, através de tratamento especifico para cada tipo de tratamento químico, como a Regeneração 3D com Fiber Regeneration.
Saibam também que os cosméticos não devolvem a água para o cabelo e sim a mantêm, evitando o ressecamento e a desidratação do mesmo.
Algumas substâncias são muito importantes em cosméticos que prometem o não ressecamento da fibra, tais como: a glicerina ( molécula que atrai a água) e o de D pantenol, também conhecido como pro vitamina b5, ( ajuda o cabelo na restauração da umidade natural).
Não podemos, é claro, esquecer dos lipídios, que ajudam na coesão das cutículas e na retenção da agua dentro do fio. A London Cosméticos possui o repositor lipídico Nutri Oil que é ótimo para umectação noturna.
Na London Cosméticos, a saúde do cabelo é muito importante, por isso nossas máscaras de tratamentos, RECHARGE FORCE, CMC RESTORE E ARGILA RECONTRUCTION contêm substâncias ativas que evitam o ressecamento da fibra, devolvendo lipídios e proteínas e mantendo a porcentagem de água necessária para um cabelo sempre com movimento e saudável.
Beba dois litros de água diários, isso também lhe ajudará na saúde de sua pele e cabelo.
Por Wagner Santos, Coordenador Nacional de Educação London Cosméticos