Olá, caros amigos e leitores, hoje vim responder uma dúvida que muitas pessoas tem ao usar um finalizador capilar: “O que devo usar nos meus cabelos: silicone ou leave-in?”
Mas antes de responder a essa pergunta é muito importante que saibamos qual é a diferença entre leave-in e silicone. Então, vamos lá!
Silicone para cabelos é item presente no armário de praticamente todas as mulheres, das mais vaidosas até aquelas que só lavam o cabelo porque está sujo. Todo mundo usa e é vendido em qualquer lugar, supermercado, farmácia, internet, perfumaria.
Em qualquer sessão voltada para os cabelos, o silicone estará presente. Muita gente, a maioria, usa o silicone como reparador de pontas, pois ele “disciplina” as pontas duplas e controla o frizz ou os fios rebeldes. Todo mundo que é fã de chapinha e secador constantes adora o silicone após utilizar esse acessório, ele “assenta” os fios rebeldes.
Até aí tudo bem, todavia, o que ninguém sabe ao certo é o que o silicone realmente faz. Existem vários tipos de silicones no mercado, do mais barato ao mais caro e que define isso e a qualidade dele, quanto mais volátil for o silicone melhor para os fios, pois ele não terá poder acumulativo.
Quimicamente o silicone é um polímero formado por cadeias de átomos alternadas de oxigênio e silício. Uma grande característica é que ele suporta altas temperaturas. Também não causa alergias ou agressões ao meio ambiente.
O benefício do silicone é formar uma película protetora nos fios, encapando-os e protegendo-os das agressões externas. O silicone, em razão da grande suportabilidade de altas temperaturas (até 400º) é também termoativado, ou seja, deve ser utilizado antes do secador e depois da chapinha. #ficaadica
Além de facilitar a escovação, pois também tem propriedades condicionantes, vai deixar os fios muito mais bonitos e protegidos dos danos do secador e da chapinha. Infelizmente, ele não vai reparar, o que vai fazer é criar uma película de proteção, mas se as pontas já estiverem partidas, não vai sumir com essas pontas.
Algumas dicas básicas para melhor uso do seu reparador de pontas (silicone): Ao usar a chapinha ou secador antes do silicone, parece que tem mais fios desalinhados? Experimente utilizar o silicone antes de secar e depois de pranchar, além de facilitar o processo, os fios vão ficar domados.
Usar com os fios molhados potencializa o efeito, pois o silicone vai secar junto com os fios já os envolvendo.
O silicone combate a eletricidade estática (aquela que faz os fios ficarem levantandos).
Usar o silicone sempre, após todas as lavagens, proporciona maior efeito condicionante aos fios, o que melhora na hora de pentear e desembaraçar.
Os Leave -ins, são condicionadores que dispensam o enxágue, com mais quantidade de substâncias ativas tratantes, um creme que deve ser aplicado nos cabelos depois da higienização ou finalizando um tratamento com máscara. Sua ação cria uma camada protetora nas escamas dos fios e os condiciona, contribuindo para a hidratação dos cabelos.
Há ainda o leave-in em spray para quem tem cabelo muito fino. O produto proporciona os mesmos benefícios do modelo líquido, principalmente reparando os fios quebrados.
Lembre- se: Seus cabelos são a moldura do seu gosto, portanto cuide bem deles.
Agora você já sabe a diferença entre eles, fica mais fácil saber o que comprar e quando utilizar, mas antes de gastar com um produto, peça ajuda a um cabeleireiro. Ele ou ela, vai analisar seus fios e poderá indicar com maior precisão qual o produto mais indicado para seu tipo de cabelo.
Deve haver um cuidado na escolha do produto certo, afinal, o que é muito bom para um cabelo pode não funcionar para outro.
O que você escolhe? Silicone ou Leave-in?
Conheça a linha de finalizadores da London Cosméticos
Consulte aqui, o salão LONDON mais próximo de você.